AACD amplia ações para auxiliar vítimas da tragédia
Por Renata Okumura, O Estado de S. Paulo, 08/06/2024
Diante da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul entre o fim de abril e início de maio deste ano, mas que ainda traz transtornos ao Estado, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) se mobiliza para auxiliar gaúchos atingidos pelas enchentes, incluindo os pacientes e colaboradores da unidade da AACD de Porto Alegre, que chegou a suspender os atendimentos por uma semana.
A mobilização conta com o apoio de contatos dos conselheiros da organização e doações de funcionários das unidades da instituição espalhadas por todo o Brasil, em ação que vai além da causa principal da entidade, que é a atuação ao lado de pacientes com deficiência física.
Inicialmente, a AACD utilizou a estrutura física, assim como a equipe da capital gaúcha, para apoiar ativamente as vítimas em meio aos alagamentos que tomaram conta da cidade. “Imediatamente os conselheiros, funcionários e voluntários se mobilizaram e articularam a arrecadação de itens de primeira necessidade como água, alimentos, vestuário e higiene pessoal. Identificamos e apoiamos entidades que possuíam estrutura para receber as doações diversas”, afirma Valdesir Galvan, CEO da AACD.
Mais de 50 toneladas de frango, por exemplo, foram doadas, sendo que 5 toneladas foram destinadas exclusivamente à Santa Casa de Porto Alegre. Há também hospitais beneficiados, como a Associação Hospitalar Vila Nova e o Hospital Restinga e Extremo-Sul.
Depois disso, foram enviados donativos a Porto Alegre em parceria pro-bono (trabalho voluntário e sem remuneração) com a transportadora RGLog. Também foi criado o Pix sosrs@aacd.org.br para arrecadar fundos. A verba é para a compra de itens necessários.
COMO DOAR. O Estado reativou o canal de doações do ano anterior para a conta SOS Rio Grande do Sul. A conta é vinculada ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Os valores repassados serão revertidos em apoio às vítimas e reconstrução da infraestrutura dos municípios. Doações podem ser feitas pelo Pix: CNPJ 92.958.800/0001-38.
Já para instituições que arrecadam doações, a prioridade é para: água mineral engarrafada; produtos de higiene pessoal, como desodorante, pasta e escova de dentes, sabonete e shampoo; colchões, cobertores e roupas de cama; alimentos não perecíveis e cestas básicas fechadas; ração animal; fraldas infantis e geriátricas; itens de limpeza, como água sanitária, desinfetante, sabão em pó, esponjas e panos.
ARTIGO1171