Bolsonaro lança 18 Km de trilhos; associação vê ferrovias abandonadas
Presidente diz que usará ‘criatividade’ e atuação do Exército para melhorar a infraestrutura ferroviária do País
O Estado de S. Paulo – 12 Sep 2020
Patrik Camporez ENVIADO ESPECIAL A SÃO DESIDÉRIO (BA)
O presidente Jair Bolsonaro fez uma viagem ao interior da Bahia ontem para o lançamento da construção de 18 quilômetros de trilhos no Estado. Em ofício endereçado ao governo, no entanto, a associação que representa os usuários de cargas no País relatou que há no País 18 mil quilômetros de ferrovias “abandonadas”.
O documento, o qual o Estadão teve acesso com exclusividade, foi protocolado no Ministério da Infraestrutura. Nele, a Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga expôs dados de subutilização e abandono de ferrovias, além das “preocupações dos usuários quanto a possíveis reduções na oferta de capacidade de transporte ferroviário em determinadas regiões”, a curto e médio prazo.
A entidade ainda cobra, no documento, que o governo faça a reorganização dos atuais marcos regulatórios de trilhos.
Na visita à Bahia, que ocorreu no sertão do município de São Desidério, no Oeste do Estado, Bolsonaro assinou um termo de parceria entre a Valec e o
Exército Brasileiro para a construção de um trecho da Ferrovia de Integração Oeste-leste (FIOL).
Rodeados de militares e operários, Bolsonaro e o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, afirmaram que vão usar a “criatividade” e a atuação do Exército para melhorar a estrutura ferroviária do País.
“Nós temos um grande compromisso com a nação, que é fazer com que as obras aconteçam com menos recursos ou muitas vezes com criatividade”, afirmou Bolsonaro. “A capacidade do Tarcísio de negociar, de convencer, é enorme e essas obras estão aos poucos aparecendo no nosso Brasil”, elogiou o presidente, com discurso de campanha.
ARTIGO611