Artigos

Discursos contra presidente marcam ato suprapartidário

Em debate organizado pelo movimento ‘Direitos Já’, Ciro, Marina e FHC defendem consenso entre adversários

O Estado de S. Paulo – 27 Jun 2020 – Pedro Venceslau Marlla Sabino

Um ato virtual juntou ontem, pela primeira vez, os candidatos derrotados à Presidência em 2018 Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL). Também compareceram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, cotado para disputar a Presidência.

Organizado pelo grupo Direitos Já, um dos manifestos que surgiram no último mês em defesa da democracia e contra ações do presidente Jair Bolsonaro, o ato contou com mais de 100 participantes, entre eles presidentes de 16 partidos. Com pico de audiência de 4 mil pessoas, a transmissão recebeu mais de 9,3 mil comentários, que se tornaram uma disputa entre seguidores dos políticos.

Os oradores adotaram tons diferentes em relação ao governo Bolsonaro. Apesar de não contar com chancela do PT, Haddad fez discurso contundente contra Bolsonaro. O exprefeito de São Paulo disse que Bolsonaro está “acuado”, que o presidente comete crimes de responsabilidade “semanalmente”.

Ele foi o único a defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ciro Gomes falou em “sentimento de reconciliação” entre adversários políticos e disse que é hora de celebrar um “imenso consenso”. Marina lembrou que o governo federal faz ataques contra “saúde, florestas e povos indígenas”. “Que possamos estar unidos na defesa da dignidade humana, da vida e da democracia”, disse a ex-ministra.

O tucano Fernando Henrique defendeu que o momento é de “união pela democracia” e pela Constituição.

Huck falou em “novos atores e novas vozes” no debate e disse que se sente parte da mudança de paradigma no Brasil. “Chega de iluminar o que nos separa”, disse o apresentador.

ARTIGO414

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *