PAPER 34: Projeto de País (EU SOU BRASIL!!!)
Texto Elaborado em Agosto /2017
Tema: Eleições 2018-12-12
A decisão do TSE (julgamento relativo à chapa Dilma-Temer) definiu a agenda político-eleitoral imediata do Brasil: Eleições 2018.
Nenhum otimismo; com praticamente as mesmas regras e mesmo ambiente e cultura eleitorais, parlamentos equivalentes ao de hoje serão eleitos, e executivos, que deles dependem, mesmo que melhorados, estarão atados.
No entanto, fatos novos vindos da disputa eleitoral poderão criar as oportunidades de que o Brasil precisa.
Manter-se inerte, apático, alienado, irá validar a afirmação de Platão: “A punição aos bons omissos é serem governados pelos maus que agem”.
Portanto, mãos à obra: cada cidadão exercendo sua influência: EXERCER A CIDADANIA, no Estado de Direito Democrático, é o caminho para edificar a nação que seja o melhor lugar do mundo para se viver bem. A provocação do título do artigo da Revisa inglesa The Economist: “O futuro do Brasil é para quando?” (Estadão de 19/08/2017) requer resposta à altura pela sociedade brasileira. Trata-se de tomar hoje as atitudes que iniciem a caminhada para a Nação de amanhã, para que nela vivam melhor nossos netos. Para tanto há de se gerar riqueza material, cultural e espiritual, através da instrução do povo.
Não se trata de plantar alface, que dá em três meses, mas carvalho que leva cem anos. “A corrida econômica (a nível de nação) não é ganha por atletas de pequenas distâncias. Ela exige o fôlego de um maratonista para conseguir taxas de crescimento de 3% ao ano ou mais, durante um século”.
Ver: www.conselhobrasilnacao.org
A democracia fundada no Estado de Direito e na cidadania não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar, visando desenvolvimento econômico, político e social para tornar o Brasil o melhor país do mundo para se viver bem.