Mídias,  Paper

PAPER 59: Projeto de País (EU SOU BRASIL!!!)

Tema: A crise e a democracia

 

Transcrevemos a seguir texto parcial de autoria do professor Francisco Ferraz, ex-reitor da UFRS, publicado no Estadão em 29/10/2019 pág. A2, que se vale de uma afirmação sua em 7/9/2015, no mesmo jornal (“… vou além ao afirmar que o Brasil, por sua cultura e estrutura política, não está preparado para administrar uma crise dessas proporções”). Também pode ser acessado no portal (www.conselhobrasilnacao.org) artigo do prof. Francisco Ferraz “Enquanto dormia Gulliver foi amarrado…”.

“Forçando os limites da democracia

Crise virou emergência nacional porque está destruindo instituições que poderiam resolvê-la

(…) Uma crise implica sempre perda de tempo valioso para corrigir o que a está causando. Sua solução depende de respostas corretivas que devem ser urgentes e resolutivas. A razão para o seu agravamento é conhecida. Na nossa política, enraivecida pelas políticas ideológicas e personalistas, o País sempre poderá tornar-se refém numa batalha política que não finda nem mesmo com o pronunciamento do eleitorado.

Hoje nos encontramos ainda enredados nesta crise que está destruindo toda a estrutura institucional de governo, na realidade de seu funcionamento e na mente dos cidadãos.

É inegável que a cultura política brasileira tem uma relação mal resolvida com o tempo. Não aprendemos com o passado e não decidimos para o futuro. Vivemos politicamente como se apenas houvesse o presente e aquele futuro imediato que com ele pode se confundir.

Por que não somos capazes de enfrentar e resolver crises? Essa é uma pergunta que não se faz porque não se quer saber a resposta.

A democracia fundada no Estado de Direito e na cidadania não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar, visando desenvolvimento econômico, político e social para tornar o Brasil a melhor nação do mundo para se viver bem.

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *