Artigos

‘Plano Real se mostrou um momento brilhante’

Por Cristina Canas e Renata Pedini, O Estado de S. Paulo, 02/07/2024

Horácio Lafer, Piva Presidente do conselho de administração da Klabin

‘Tive momentos de altos e baixos em relação ao Plano Real. Vinha de uma decepção enorme com o Cruzado e vivíamos um momento de muita dificuldade no Brasil. Havia uma crise inflacionária e vínhamos de uma crise no balanço de pagamentos. Eu era muito moço e quando conheci o Collor fiquei muito entusiasmado por ele. Eu pensei naquele momento: “Meu Deus, alguém vai ter coragem de enfrentar o status quo deste País”. E me decepcionei terrivelmente com tudo que deu errado.

Portanto, quando o Plano Real chegou eu vinha de um desânimo de alguém jovem, idealista, que queria participar da mudança e ela não acontecia. Mas o Malan passou uma serenidade que fez toda a diferença para que eu virasse a chave.

O plano aconteceu em junho e julho de 1994. Em dezembro, eu anunciei o primeiro crescimento positivo no nível de emprego depois de muito tempo, numa das nossas coletivas na Fiesp. Naquele momento eu já estava acreditando. A percepção era de que o plano estava trazendo confiança para a população e para as empresas, que investiam e aumentavam o emprego.

Agora, depois de 30 anos, o Plano Real se mostra como um momento absolutamente brilhante deste País, não só do ponto de vista de construção técnica, mas, principalmente, de construção política.

Eu não sei se ele será seguido nos próximos anos, mas todos têm feito força para que ele ande para frente, inclusive o próprio ministro da Fazenda, que muitas das vezes fica sozinho, gritando lá no meio do governo ao qual ele mesmo pertence.”

ARTIGO1192

 

Print Friendly, PDF & Email

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *