PAPER”46: Projeto de País (EU SOU BRASIL!!!)
Tema: Superação da Crise
Nosso País precisa rever todo o arcabouço jurídico e institucional da essência da vida nacional: a organização da política (sistema político composto pelas instituições públicas e privadas e pelas instituições partidárias que dão acesso ao poder), das instituições que gerenciam a ordem econômica (sistema produtivo, sistema tributário, sistema educacional que prepara os recursos humanos, pesquisas cientificas e tecnológicas), das instituições do mundo cultural e social.
Essa revisão, com significado também de atualização e aperfeiçoamento, se impõe ao Brasil por ter que ser partícipe cooperativo e competitivo no contexto das demais nações do mundo. É questão de sobrevivência como ente nacional, pois é caminho para a solução da condição de pobreza em que se encontra a maioria da população brasileira (o ‘PAPER’35 informa que a China em 30 anos tirou 740 milhões de seus habitantes da pobreza).
A superação da crise instalada desde maio/2014 impõe ao Brasil a decisão de implantar Economia Industrial Exportadora (“PAPER”26, “PAPER”30 e “PAPER”35) que implica em realizar as reformas estruturantes eficazes e abrangentes o suficiente para dotar o sistema produtivo brasileiro de condições de competição e cooperação no mercado internacional. Trata-se de elevar o patamar do PIB para o nível das necessidades do País.
Conselho Brasil-Nação busca programaticamente o alinhamento de sua própria produção, prevista em seus Estatutos, com os conhecimentos pertinentes e de domínio público veiculados pela imprensa de autoria de pensadores brasileiros e do exterior.
Assim, esse “PAPER” traz cinco contribuições, que se juntam aos “PAPER”s anteriores, a seguir relacionadas que podem ser acessadas no portal www.conselhobrasilnacao.org
- José Goldemberg, professor emérito da USP, foi ministro da Educação, “Sonhos e realidades do ensino superior no Brasil”, Estadão 20/05/2019, pág. A2;
- Carlos Alberto Paes Barreto, economista, empresário, MBA pela Universidade da Califórnia (EUA), “Os nós da Educação”, Estadão 22/05/2019 pág. A2;
- Monica De Bolle, economista, professora da SAIS/Johns Hopkins University, “Perdas”, Estadão 22/05/2019, pág. B2;
- Fernão Lara Mesquita, jornalista, “Receita para a revolução”, Estadão 21/05/2019, pág. A2;
- Gideon Rachman, analista, “EUA buscam rever o modelo globalizado”, Valor (publicação também do Financial Times), 14/05/2019, pág. A16.
A democracia fundada no Estado de Direito e na cidadania não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar, visando desenvolvimento econômico, político e social para tornar o Brasil a melhor nação do mundo para se viver bem.
CONVITE:
A “Fundação Brasil Meu Amor”, com sede em Brasília apresenta na próxima semana em São Paulo (4ª e 5ª feiras 21:00 hrs, ingresso no local) o Espetáculo Musical “Vida e obra de JK” na série “Um reencontro com o Brasil”, no teatro Procópio Ferreira, Rua Augusta Nº 2823, Jardins, numa programação de prestigiar e divulgar líderes brasileiros.